24.4.14

Feira do Livro

Contamos com a tua presença! Todos os livros têm desconto de 20%!

Diogo Lopes

O jovem Diogo Lopes esteve nas Bibliotecas da EBSA e da EFC na tarde do dia 24 de abril para apresentar o seu livro Contrabaixo.
Contudo o Diogo fez muito mais do que uma apresentação, porque soube falar da sua doença com frontalidade, falou-nos dos seus projetos presentes e futuros e da sua poesia. Em suma conseguiu prender e comover todos os presentes.


No dia 24 de abril, nas nossas bibliotecas, foi possível ver a exposição de trabalhos de EV,a exposição "25 de abril passo a passo" e "Antes e depois; ouviu-se música de intervenção; visualizaram-se pequenos filmes e animações do DVD "25 de abril, 32 perguntas".

O 4º ano na Escola EB 1 dos Caliços






A visita do 9º ano às Exposições da EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita




Atividades do 25 de abril na Biblioteca da E.B.1 JI da Correeira


22.4.14

Encontro com o jovem escritor Diogo Lopes

Conheces a razão para o Dia Mundial do Livro ser hoje, 23 de abril?
 De acordo com o sítio da internet da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, este dia: O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Como forma de comemorar o DIA MUNDIAL DO LIVRO iremos receber nas nossas bibliotecas o jovem escritor Diogo Lopes.

Conhece o 25 de Abril

Pagina oficial do centro de documentação 25 de Abril da universidade de Coimbra:

http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=homePage


Animações do DVD " 25 de Abril, 32 anos, 32 perguntas:

http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=anims32perguntas

http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=animacoes

Textos e ilustrações do 25 Abril na EBSA

Professor Domingos Mendes e as canções de Zeca Afonso com os alunos do 5º ano


3.4.14

No dia 2 de abril na EBSA e EB Dr. Francisco Cabrita teve lugar um workshop de escrita criativa dinamizado pela professora Rita Mendes, uma das autoras do manual de Português da Raiz Editora, organizado pelo grupo de Português em colaboração com a Biblioteca escolar. A atividade contou com a presença das turmas do 9º ano.
Os alunos mostraram-se participativos nos desafios propostos, apesar de alguns serem bastante originais.



2.4.14

No dia 2 de abril comemora-se o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, o dia 2 passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
Para assinalar esta data, os alunos do Jardim de infância estiveram na Biblioteca da EB 1/ JI dos Caliços a ouvir a história : " Surpresa de Handa" de Elieen Browne.
A Professora Ivone Salgueiro, contou a história e as crianças cantaram músicas relacionadas com a história.


Na Biblioteca da EB 1 da Correeira fez-se uma interessante atividade sobre o "Meu livro preferido" ficando aqui dois exemplos:




“O livro permite-me fazer poesia, e o livro representa a paz, alma, coração e desenvolve o pensamento e a escrita.”
Autor: Tiago Revés Rebeca 2ºB


Nas restantes escolas foi lançado o desafio: "O livro que marcou a minha vida".

Nos dias 25 de março e 1 de abril tivemos a atividade " Poesia e Música" nas bibliotecas das escolas EB Dr. Francisco Cabrita e EBSA dinamizada pelas alunas do 12ºA Ângela Gonçalves e Ana Carolina Godinho. A Ângela apresentou às turmas do 7º e 8º ano exemplos da sua poesia e uma das suas histórias, uma vez que já tem uma participação assídua em antologias de poesia e contos. A Carolina falou-nos do seu percurso ligado à música.
No final cantaram um original (música e letra) de ambas.