Apoio aos Utilizadores

𝙏𝒖𝙩𝒐𝙧𝒊𝙖𝒍_𝑷𝙧𝒆𝙨𝒔𝙍𝒆𝙖𝒅𝙚𝒓
𝙍𝒆𝙜𝒓𝙚𝒔𝙨𝒂 𝒂̀ 𝑩𝙞𝒃𝙡𝒊𝙤𝒕𝙚𝒄𝙖!!!
𝘽𝒊𝙗𝒍𝙞𝒐𝙩𝒆𝙘𝒂 𝑫𝙞𝒈𝙞𝒕𝙖𝒍 EQUIPA BE_EBSA
PESQUISAR UM LIVRO INSTAGRAM Moodle_Bibliotecas BibliotecasAEALBUFEIRA Escolas B/JI 1.º Ciclo: https://www.aealbufeira.pt/moodle/course/view.php?id=240; E.B. 2,3 Dr. Francisco Cabrita: https://www.aealbufeira.pt/moodle/course/view.php?id=239; E.B.S.A.: https://www.aealbufeira.pt/moodle/course/view.php?id=236

Glossário de termos biblioteconómicos

 

Abstract (palavra inglesa) - Denominação dada ao resumo de um artigo duma revista.

Bibliografia - Listagem de citações de livros, artigos de revistas ou outros materiais que estejam directamente relacionados com um determinado assunto, e que é normalmente encontrada no final dos livros ou revistas.

Bibliografia anotada - Bibliografia acompanhada de comentários e observações.

Biblioteca - Qualquer colecção organizada de livros e de publicações em série e impressos ou de quaisquer documentos gráficos ou audiovisuais disponíveis para o empréstimo, consulta ou estudo, criado com determinados fins de utilidade publica ou privada.

Biblioteconomia - Teoria, actividades e técnicas relativas à organização e gestão de bibliotecas, assim como à aplicação de legislação sobre as mesmas.
Arte de arranjar, administrar e conservar uma biblioteca. 

Citação bibliográfica - conjunto de informações, colocadas entre parêntesis no interior de um texto, como nota em pé de pagina, no fim do capitulo, ou no fim do texto. Permite identificar com a obra de onde foram retirados os trechos, ou ideias de outrem usados para apoiar ou discutir uma opinião expressa e indicar a sua localização precisa.
A citação bibliográfica obedece a um determinado número de princípios, que interessa conhecer e questão definidos na NP 405 -1 (1994).

Catalogação - Elaboração segundo princípios normalizados, de uma noticia bibliográfica, sinalética, analítica ou descritiva de um documento, tendo em vista a criação e actualização de catálogos. 

Classificação - Estrutura de conceitos em classes e subdivisões para exprimir as relações semânticas existentes entre eles; as classes são representadas por meio de uma notação; linguagem documental fundada na representação estruturada de um ou vários domínios do conhecimento em classes e na qual as notações e as suas relações são representadas pelos índices de uma notação. 

CDU - Classificação Decimal Universal - Diz-se da Classificação Bibliográfica que que os assuntos são divididos em grandes classes, cada uma delas repartida em divisões, e cada divisão repartida em secções, cada secção em outras tantas e assim indefinidamente, o que permite designar-se cada assunto de forma simples e individual.
Cota - Termo vulgarmente usado para designar a colocação de uma obra; é constituída por símbolos ( letras, números ou ambos), e permite encontrá-la na estante; faz a conexão entre o catalogo e a estante. Sinal ou numero que serve para classificar as peças de um processo. Nota, citação ou apontamento à margem de um livro. Notação tipográfica. 

Difusão da informação - Acção que consiste em comunicar aos utilizadores que tipo de informação existe e onde se encontra. 

Difusão selectiva da informação - Acção que necessita do conhecimento do perfil dos utilizadores de um centro de documentação ou biblioteca, de modo a poder fazer chegar a estes os documentos recebidos, considerados por eles úteis. 

Dissertação - Documento que apresenta uma investigação e os seus resultados, proposto pelo seu autor para apreciação; em princípio é destinado à obtenção de um grau académico ou de uma qualificação profissional. Também designada por tese ou dissertação académica.
Empréstimo - Coloca à disposição do utilizador um documento por um período de tempo previamente deerminado 

Empréstimo domiciliário - Colocar à disposição do utilizador um documento por um período de tempo previamente determinado para leitura extra biblioteca. 

Empréstimo interbibliotecas - Cedência de publicações de uma biblioteca para serem utilizados in loco pelos utilizadores de outra Biblioteca. 

Fundo bibliográfico - Conjunto de publicações existentes numa biblioteca para uso dos leitores. Acervo bibliográfico. 

Fundo documental - Conjunto de documentos de uma biblioteca, de um centro ou de um serviço de documentação. 

Indexação - Operação que consiste em recuperar , seleccionar e exprimir as informações contidas nos documentos; Trata-se de uma operação de descrição interna, cujo objecto é o conteúdo intelectual dos documentos; através dela as informações selecionadas nos documentos são expressas por meio de termos de indexação pertencentes a uma ou várias linguagens documentais.

Índice - Documento secundário que apresenta uma lista ordenada de termos seleccionados (nomes de pessoas, lugares, materiais, ou outras), a partir de um documento, com uma indicação que permite localiza-los no mesmo documento. 

ISBN - International Standard Book Number - Número que identifica internacionalmente um livro, brochura ou edição de um livro de determinado editor. É um número de dez algarismos ou dígitos, que se apresentam divididos em quatro séries (por um hífen), que tem uma função de identificação e é de composição variável. O significado das séries é o seguinte: identificador do grupo nacional, geográfico, linguístico ou similar indicando onde o livro foi publicado; identificador do editor específico dentro de um grupo; identificador de um livro que identifica um título determinado ou edição de um título na produção de um editor; dígito de controlo - dígito que permite fazer a verificação automática da exactidão do valor e da ordem dos números que constituem o ISBN. É exclusivo e quando o título da publicação, o lugar de edição e o responsável se alteram, obrigam igualmente à alteração do ISBN. 

ISSN - Internacional Standard Serial Number - Número que identifica internacional emente cada titulo-chave das publicações em série. É constituido por um conjunto de oito dígitos impressos em dois grupos de quatro dígitos separados por um hífen precedido por um prefixo alfabético; o último dígito é o da verificação; se este dígito for 10, deverá ser substituído por um X, excepto no caso de não haver resto na divisão pela qual é calculado, caso em que o dígito de verificação será 0. Qualquer mudança de título implica sempre a atribuição de um novo ISSN. No nosso país os pedidos de atribuição de ISSN devem ser dirigidos ao Centro Nacional ISDS. 

Leitura domiciliária - Requisição por um determinado período de tempo de um documento, através do preenchimento de fichas de empréstimo, para utilização no exterior da biblioteca. 

Leitura de presença - Requisição por um determinado período de tempo de um documento, através do preenchimento de fichas de empréstimo, para utilização no interior do edifício da biblioteca. 

Livre acesso - Sistema de consulta numa biblioteca que permite o acesso directo do utilizador ao livro na estante

Livro - Conjunto de cadernos, manuscritos ou impressos, cosidos ordenadamente e formando um bloco; Documento impresso, não periódico, com mais de 48 páginas, sem contar as da capa, que constitui uma unidade bibliográfica; Monografia; obra cientifica ou literária que forma ou pode formar um volume; O livro supõe um suporte, signos, um processo de inscrição, um significado; Integra-se num processo de criação, de reprodução, de distribuição, de conservação e de comunicação. Dirigir-se a um leitor, possui uma finalidade: a reflexão, o ensino, o conhecimento, a evasão, a difusão do pensamento e a cultura.

Monografia - Publicação contendo texto e/ou ilustrações apresentados em suporte destinado à leitura visual, completa num único volume de conteúdo unitário ou a ser completada num numero determinado de volumes. Publicação monográfica. 

Obra de referência - Documento através do qual se pode obter rapidamente através do qual se pode obter uma informação concisa: dicionários, enciclopédias, manuais, guias e bibliografias.

Pé-de-imprensa - Conjunto de informações relativas ao lugar de publicação, nome do editor, data da publicação, lugar da impressão, nome do impressor ou, na falta destes, referência do nome do autor acompanhado do endereço postal 

Periódico - Designação dada à obra ou publicação que aparece em tempos determinados; que se renova em tempos fixos ou determinados. Publicação periódica.

Série - Toda e qualquer publicação unitária que tendo o seu título próprio, possui
igualmente um título relacionado com um grupo; pode ser numerado ou não. Volumes numerados por separado dentro de uma série ou publicação em série. 

Serviço de Referência - Serviço ou departamento ao qual cabe a tarefa de orientar o leitor no uso de uma biblioteca, arquivo ou serviço de documentação e no aproveitamento dos recursos que podem ser proporcionados pelo acervo existente no próprio local. Dessa orientação faz parte o fornecimento de informações sobre a documentação à disposição, condições de consulta, instrumentos de pesquisa, condições de obtenção de reproduções, etc.

Thesaurus - Linguagem documental controlada baseada nas estruturas hierárquicas de uma ou diversas áreas de conhecimento, em que os dados são representados por termos de uma ou mais línguas naturais e as relações entre eles por sinais convencionais. O thesaurus pode ser, entre outros: especializado, monolingue, multilingue, por facetas, temático, de termos não preferenciais, de Termos preferenciais, thesaurus-alvo, ou thesaurus-fonte


Definições retiradas da obra "Novo dicionário do livro: da escrita ao multimédia" de Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.